Sejam bem vind@s!

Blog destinado aos homens e mulheres que conheceram,

que pretendem conhecer o que foi, o que é, e o que será, as Comunidades

Eclesiais de Base.






quarta-feira, 5 de maio de 2010

FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME....

Fica sempre um pouco de perfume....”

Com grande alegria e esperança aconteceu o Seminário Diocesano das CEBs dia 27 de março, estiveram presentes 125 pessoas vindas das comunidades de nossa diocese, que trouxeram consigo o cheiro das CEBs que logo foi se espalhando no Centro Diocesano.


A equipe diocesana desafiando nossas lideranças colocou no seu planejamento de 2010 a realização de cinco seminários diocesanos, com temas relacionados aos compromissos assumidos em Porto Velho por sua vez no 12º Intereclesial das CEBs em julho de 2009. Para dar inicio nesse planejamento e em comunhão com o Ano Sacerdotal iniciamos com o tema CEBs e o Sacerdócio/ CEBs e os Documentos da Igreja ajudaram na reflexão Pe. Carlos e Pe. Luiz Fachini.


Pe. Carlos inicialmente apresentou uma análise de conjuntura social e eclesial, pontos relevantes que devemos observar na atual estrutura social que a Igreja está inserida, numa mudança de época onde exige olhar a Igreja, olhar o mundo, olhar a Igreja no mundo, Crise nas referências, certezas e identidade.


Para transmitir a Boa Nova a Igreja mergulha nas culturas. Por isso, a Igreja também é afetada. Em busca de um novo ethos (Lugar, modo de convívio). È necessário retornar às fontes. (Êxodo 19, 3-6). Citando as Comunidades Eclesiais de base. Ao falar do Sacerdócio disse que Jesus era leigo, mas exercia a função por ser sacerdote eterno, todos nós adquirimos este dom através do batismo. Qualquer pessoa, homem ou mulher, pode provocar a misericórdia no outro, com palavras e indispensavelmente com suas atitudes que dão veracidade e vida às palavras. Toda a comunidade tem vocação sacerdotal.Todos podem abrir os corações para Deus salvar. O sacerdote ordenado é uma pessoa que é indicada pela Igreja para zelar pelo povo da comunidade pela qual foi enviado. Juntamente com todas as pessoas fazer acontecer a Igreja de Cristo. Povo de Deus.


Pe. Luiz Fachini inicia dizendo que é preciso a ressurreição das CEBs urgente! Afirma que as CEBs sempre foram crucificadas e perseguidas até mesmo pela estrutura da Igreja. Mas sempre existiu um caminho a seguir, o caminho de Jesus que sempre é ao lado dos pobres e excluídos que encontramos na chão de nossas comunidades. Devemos sempre ser a favor da vida, não devendo nunca ter medo de ser cristão.


Saímos com a reflexão de como espalhar o perfume das CEBs em nossa diocese.

Ana Karla

p/ equipe diocesana das CEBs

Nenhum comentário:

Postar um comentário